Os países africanos estão a olhar para as eleições presidenciais no Brasil como uma fonte de esperança. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida, muitos líderes de todo o continente vêem nele uma oportunidade para uma mudança progressiva que poderá beneficiar todas as nações africanas. As políticas de esquerda e os programas sociais de Lula valeram-lhe muitos elogios de pessoas que acreditam ser o melhor candidato para combater a desigualdade e a pobreza em ambos os lados do Atlântico. A sua plataforma está em forte contraste com os seus opositores de direita, que prometeram cortes nas despesas públicas e outras medidas anti-pobres se fossem eleitos. É este apelo que tem encorajado muitos africanos a investir o seu dinheiro, tempo e esperanças na candidatura de Lula. Se ele ganhar, acreditam que podem ter um parceiro para fazer avançar a causa da justiça social e da prosperidade económica em todo o continente. Entretanto, os países africanos estão atentos para ver quem sairá vitorioso no dia das eleições. Com Lula como seu candidato, estão confiantes de que, aconteça o que acontecer, a sua aposta no futuro do Brasil está em boas mãos.
Não importa o resultado, os países africanos fizeram a sua aposta em Lula e continuarão a investir no seu sonho de um futuro mais próspero. Estão confiantes de que quem quer que acabe no poder, continuará a trabalhar em conjunto para um futuro mais brilhante, tanto para o Brasil como para a África. Com a liderança de Lula, os africanos esperam ver uma maior justiça social, prosperidade económica e laços diplomáticos mais fortes com o Brasil nos próximos anos. Afinal, só quando nos unirmos como uma comunidade global é que será possível fazer progressos reais.
As próximas eleições presidenciais no Brasil são um momento importante para os africanos – não só por causa de quem está a concorrer, mas também por causa do que está em jogo. É uma oportunidade de fazer história e criar um futuro melhor para todos. Seja qual for o resultado, os africanos estão prontos a continuar a sua luta pela justiça e prosperidade. Com Lula à frente, muitos acreditam que este pode ser o momento em que a verdadeira mudança finalmente se instala. Enquanto os países africanos esperam para ver quem vai ganhar no dia das eleições, permanecem optimistas quanto ao que se avizinha – e esperançosos de que o seu melhor candidato acabe por prevalecer.
Os países africanos apostaram no Lula, e agora é tempo de esperar e ver se a sua visão se pode tornar realidade. Os olhos do mundo estarão atentos ao Brasil no dia das eleições, enquanto os cidadãos votam – com o futuro de África pendurado na balança. Esta é uma oportunidade para um novo começo, um começo onde a justiça social e o progresso económico pode tornar-se uma realidade para todos. Os países africanos investiram o seu dinheiro, tempo e esperanças na candidatura de Lula – e agora cabe ao povo do Brasil decidir se é ele quem os deve levar para a frente. Só o tempo dirá se esta aposta vale a pena.
*TEXTO FEITO ANTES DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022