O papel social da vacinação

Advertisements

As vacinas são algumas das ferramentas mais poderosas de que dispomos para proteger a nossa saúde e prevenir a propagação de doenças. A vacinação é um dos melhores investimentos em saúde pública, com benefícios de longo alcance para indivíduos, famílias, e comunidades em todo o mundo. As vacinas proporcionam uma imunidade que pode durar uma vida inteira e que impede mais de 2-3 milhões de mortes todos os anos.

As vacinas não são apenas para crianças, mas também para adultos que podem estar em risco de certas doenças devido à sua idade, estilo de vida, ou outros factores. A vacinação pode proteger as pessoas de uma variedade de doenças incluindo a gripe (gripe), difteria, tétano, tosse convulsa (tosse convulsa), sarampo, papeira, rubéola (sarampo alemão), e rotavírus. Foram também desenvolvidas vacinas para proteger contra doenças mais graves como a hepatite B e o papilomavírus humano (HPV).

O poder da vacinação reside na sua capacidade de estimular o próprio sistema imunitário do corpo para se proteger das doenças. Quando um a pessoa é vacinada, o seu corpo produz anticorpos que a protegem de uma infecção se for exposta à doença. As vacinas utilizam uma forma enfraquecida ou morta de vírus, bactérias, ou outros microorganismos para estimular o sistema imunitário do corpo a produzir estes anticorpos protectores. Porque as vacinas introduzem os nossos corpos a antigénios num ambiente controlado e dão-nos tempo para construir a nossa imunidade, proporcionam uma forma muito mais segura de prevenir doenças do que a exposição.

O incrível poder da vacinação permitiu-nos prevenir e eliminar muitas doenças graves em apenas algumas gerações. Por exemplo, a poliomielite foi em tempos uma das principais causas de morte e incapacidade, mas graças à utilização de vacinas, é agora considerada erradicada nos Estados Unidos da América. As vacinas também têm sido utilizadas para controlar e eliminar outras doenças, tais como sarampo, papeira, rubéola, e difteria.

O sucesso da vacinação na prevenção e eliminação da doença é uma prova do seu poder e eficácia. A vacinação tem provado ser uma das maiores realizações em saúde pública, proporcionando imunidade vitalícia a milhões de pessoas e salvamento de inúmeras vidas em todo o mundo. Continuando a utilizar vacinas, podemos assegurar que as gerações futuras serão protegidas de doenças mortais.

A vacinação é um verdadeiro dom da imortalidade; dá-nos a oportunidade de nos protegermos a nós próprios, às nossas famílias e às nossas comunidades contra doença. Ao investir na vacinação, podemos assegurar que as gerações futuras serão mais saudáveis e viverão vidas mais longas e mais produtivas. A vacinação é verdadeiramente um dos maiores dons para a preservação da saúde e bem-estar humanos.

O mundo percorreu um longo caminho desde que as primeiras vacinas foram desenvolvidas há séculos atrás; hoje, temos acesso a uma forma segura e eficaz de nos protegermos a nós próprios e aos nossos entes queridos contra uma variedade de doenças graves. O investimento na vacinação é uma das melhores formas de assegurar a nossa saúde e a das gerações futuras. A vacinação é verdadeiramente um dom espantoso com o poder de salvar vidas, agora e para a eternidade.