Olá, pessoal! Neste post vamos trazer dissertações sobre dois temas. No primeiro vamos falar sobre a medicina preventiva. No segundo, vamos falar sobre obesidade e atividade física.
Está precisando de inspiração para esse tema? Então fique aqui com a gente!
Medicina preventiva
No Brasil, o Sistema Único de Saúde foi criado em 1990 com o intuito de levar a saúde pra todos. Com isso, a prática da medicina preventiva se tornou uma forma de promoção da saúde necessária e importante, pois leva informação e saúde para o interior brasileiro e auxilia no aumento da qualidade de vida.
Primeiramente, o acesso à saúde em cidades pequenas é possível por meio de profissionais da saúde da família e comunidade. Só para ilustrar, na série americana “Virgin River”, uma enfermeira e um médico da família são os únicos profissionais da saúde em uma cidade de difícil acesso e sem a infraestrutura para a criação de hospitais e postos de saúde maiores. Da mesma forma, as Unidades Básicas de Saúde são, muitas vezes, o único meio da população do interior brasileiro receber auxílio médico e tais unidades fazem o papel de triagem e prevenção, cuidando da comunidade e auxiliando as famílias para que tenham mais saúde e não precisem se deslocar para receber atendimento médico. Logo, fica claro a importância dessa prática e do aumento de profissionais adeptos a esse modo de exercer a medicina.
Além disso, os profissionais da saúde da família e comunidade são os principais agentes para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Em outras palavras, a saúde individual e coletiva vão além da existência ou não de uma enfermidade e a medicina preventiva tem como objetivo cuidar e auxiliar o indivíduo e a sociedade antes do surgimento de doenças, por meio de consultas para acompanhar a saúde da pessoa e de sua família e da aplicação de vacinas. Dessa forma, é evidente que a prática da medicina preventiva é indispensável para o bem-estar da população brasileira.
Portanto, as faculdades de cursos da saúde devem ensinar e incentivar a prática da medicina preventiva, através de cursos e palestras, feitas dentro das universidades, a fim de mostrar a importância dessa prática e, assim, aumentar o número de profissionais da saúde adeptos a essa forma de exercer a medicina.
Obesidade e atividade física
Na Revolução Neolítica, o homem primitivo deixou de ser nômade e passou a ser considerado sedentário por ter uma moradia fixa. Desde então essa definição passou por mudanças e, hoje, o sedentarismo possui graves consequências que precisam ser combatidas, como sua relação com a obesidade e com a saúde da população.
Primeiramente, uma das principais causas da obesidade é o sedentarismo. Só para ilustrar, no filme de animação “Wall- E”, produzido pela Disney, os seres humanos utilizavam robôs e outras tecnologias para tudo, inclusive para a própria locomoção, e isso os fez sedentários e, consequentemente, obesos. Da mesma forma, aqueles que não praticam alguma atividade física possuem uma tendência a ficarem acima do peso, o que é um problema, uma vez que a obesidade é considerada uma doença e pode causar outros problemas de saúde, os quais diminuem a qualidade de vida da pessoa. Dessa forma, é preciso que se crie medidas para combater o sedentarismo e suas consequências.
Além disso, a falta de praticas regulares de atividades físicas é um fator para o desenvolvimento de doenças. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as pessoas sedentárias têm maiores chances de desenvolverem doenças cardiovasculares, diabetes e problemas nas articulações. Isso mostra que não ter uma rotina de exercícios físicos prejudica a saúde e a qualidade de vida do indivíduo, que tende a precisar de mais atendimentos médicos, como também fica mais suscetível a contrair doenças virais do cotidiano, como gripes e resfriados. Logo, fica nítido a necessidade de diminuir os índices de sedentarismo para melhorar a saúde da população.
Portanto, é dever do Governo Federal criar programas de valorização do esporte e da atividade física, através de leis, criadas pelo Legislativo, a fim de incentivar a população a sair do sedentarismo e, assim, torná-la mais ativa fisicamente e mais saudável.
Fechamento
E ai? O que achou sobre os textos? Já escreveu sobre algum desses temas? Me conte aqui nos comentários, vou adorar poder compartilhar conhecimento com você!