A superstição da sexta-feira 13

Advertisements

A sexta-feira 13 tem estado associada à má sorte há séculos. Em numerologia, o número 12 é visto como um ciclo completo e o número 13 é considerado azarado porque cai fora do ciclo. Esta superstição remonta aos tempos antigos, quando a mitologia nórdica ligava a Sexta-feira à Freya, deusa do amor e da fertilidade, e acreditava-se que o 13 tinha um poder tremendo devido à sua associação com os 12 deuses que governavam o destino.

O medo de sexta-feira 13 tornou-se tão generalizado com o tempo que até tem um nome: paraskevidekatriaphobia. Os sintomas desta fobia podem variar desde uma leve ansiedade até ataques de pânico total. Embora muitas pessoas não levem a sério estas superstições, há ainda alguns que evitam fazer certas tarefas neste dia ou tomam precauções extra para se protegerem do azar.

As pessoas têm as suas próprias formas de lidar com a sexta-feira 13, tais como evitar viajar, não assinar contratos ou documentos, e evitar actividades arriscadas. Algumas chegam ao ponto de usar uma peça de roupa da sorte ou de transportar um amuleto da sorte. Embora estas superstições possam ser vistas como bobagens por alguns, ainda hoje são amplamente praticadas e podem trazer conforto àqueles que se sentem incertos sobre o potencial de azar do dia. Quer se acredite nelas ou não, é melhor manter-se a salvo e ter cautela quando se trata de sexta-feira 13. Afinal de contas, mais vale prevenir do que remediar!

Em última análise, embora existam superstições em torno da sexta-feira 13, é importante lembrar que é apenas um dia e que a má sorte ou boa sorte pode acontecer em qualquer dia. A melhor maneira de se certificar de que não será apanhado no tabu deste feriado é concentrar-se no que pode controlar: a sua atitude e as suas acções. Com uma perspectiva positiva e um pouco de sorte, este aparentemente infeliz dia pode acabar por ser um dia cheio de boas surpresas!

. . .

Ou, se quiserem desafiar superstições e trazer boa sorte na sexta-feira 13, algumas culturas recomendam a realização de actos de caridade, tais como a doação a uma causa ou o voluntariado num abrigo de animais ou numa sopa dos pobres. Outras acreditam que usar algo vermelho neste dia ajudará a evitar o azar. Há mesmo aqueles que optam por celebrar a Sexta-feira 13, organizando um jantar em que os convidados usam todo o preto. Não importa como se opte por ver este dia, cabe-lhes a eles decidir se o vão abraçar com cautela supersticiosa ou transformá-lo em algo mais positivo. O que quer que optem por fazer, esperemos o melhor!

Feliz Sexta-feira 13!

A superstição em torno da sexta-feira 13 é algo que existe há séculos, e pode definitivamente ser motivo de preocupação para algumas pessoas. Mas, com uma atitude positiva e acções atentas, podemos transformar este dia em algo especial e garantir que a boa sorte não nos escapa só por causa de uma crença antiga. Afinal, porquê deixar que o medo da má sorte nos impeça de tirar partido de uma oportunidade única? Vamos fazer desta sexta-feira a 13ª memorável à sua própria maneira – vamos arriscar-nos e trazer a nossa própria sorte à existência! Desejando a todos boas vibrações hoje! Feliz Sexta-feira 13!