O basquetebol foi inventado no final do século XIX por James Naismith, um professor de educação física dos Estados Unidos. Foi inspirado a criar o jogo enquanto procurava uma forma de manter os seus alunos activos durante os meses de Inverno. A sua ideia de utilizar duas equipas, uma bola, e 13 regras tornou-se rapidamente popular entre os estudantes da Escola Internacional de Formação YMCA em Springfield, Massachusetts, onde trabalhou.
Hoje em dia, o basquetebol é um dos desportos mais amados da América – jogado e visto por jovens de todo o mundo. A Associação Nacional de Basquetebol (NBA) tornou-se uma presença global, acolhendo jogos e transmitindo-os em todo o mundo. Ligas profissionais também se encontram em países como a China, Espanha, e Argentina. À medida que mais miúdos vão captando uma bola de basquetebol para jogar, o desporto tornou-se uma forma de os jovens se expressarem, permanecerem activos, e ligarem-se uns com os outros.
O basquetebol é também utilizado como plataforma para causas de justiça social como a Matéria de Vida Negra e a igualdade de género. Em 2020, a NBA realizou a sua primeira temporada “wubble” de sempre em Orlando Florida devido à pandemia COVID-19. Isto permitiu aos jogadores usar as suas vozes e plataforma para se manifestarem publicamente contra a injustiça racial enquanto jogam o jogo que adoram.
Globalmente, o basquetebol tem sido uma parte integrante da cultura americana desde a sua invenção há mais de 100 anos. O jogo continua a ser apreciado por milhões de miúdos em todo o mundo hoje em dia, que todos admiram os grandes atletas e defendem que todos devem ter um acesso justo para praticar o desporto que amam.
O basquetebol tornou-se um dos desportos mais populares do mundo, com milhões de adeptos e jogadores. O jogo teve origem em Springfield, Massachusetts, quando James Naismith criou um novo desporto de interior para manter os seus alunos entretidos durante as suas férias de Inverno. Ele queria criar um jogo simples mas divertido, que exigisse actividade física e habilidade.
As regras por ele formuladas baseavam-se num jogo infantil tradicional chamado “Duck on a Rock”. Nele, os jogadores tentavam deitar abaixo um objecto direito com outro objecto à distância. Para a sua versão do jogo, Naismith usou dois cestos de pêssego para os golos em vez de pedras e substituiu-os sempre que alguém marcava. Ele também dividiu os seus jogadores em duas equipas com cinco jogadores cada um e acrescentou algumas outras regras para tornar o jogo desafiante e interessante.
O primeiro jogo oficial de basquetebol foi jogado no Springfield College em 1892, e o desporto acabou por se espalhar pelos Estados Unidos e por todo o mundo. Desde então, foram criadas ligas profissionais em vários países, incluindo a NBA na América do Norte, Liga Europeia de Basquetebol (EBL), Liga Asiática de Basquetebol (ABL) e Liga Centro-Americana de Basquetebol (CABL). Novas variações do basquetebol, tais como o streetball, o basquetebol de três contra três, os concursos de afundamento e o basquetebol em cadeira de rodas também ganharam popularidade.